Gemas de várias espécies. Foto: AGTA.org



Gemologia é a ciência que estuda as gemas (o termo pedra preciosa é usado comercialmente, referindo-se antes apenas ao diamante, rubi, safira e esmeralda, e alguns consideram a pérola, a opala nobre (BATEMAN, 1961 apud BRANCO, 2008, p. 381) e o crisoberilo. Colocando deste modo as outras gemas como semipreciosas, porém este termo está em desuso).

REFERÊNCIAS
BRANCO, Pércio de Moraes. Dicionário de Mineralogia e Gemologia. – São Paulo: Oficina de Textos, 2008.


Para continuar lendo baixe este arquivo em PDF clique aqui.


Introdução à Gemologia - Conceitos

Gemas de várias espécies. Foto: AGTA.org



Gemologia é a ciência que estuda as gemas (o termo pedra preciosa é usado comercialmente, referindo-se antes apenas ao diamante, rubi, safira e esmeralda, e alguns consideram a pérola, a opala nobre (BATEMAN, 1961 apud BRANCO, 2008, p. 381) e o crisoberilo. Colocando deste modo as outras gemas como semipreciosas, porém este termo está em desuso).

REFERÊNCIAS
BRANCO, Pércio de Moraes. Dicionário de Mineralogia e Gemologia. – São Paulo: Oficina de Textos, 2008.


Para continuar lendo baixe este arquivo em PDF clique aqui.


19 comentários:

  1. Boa noite. Sem abusar de sua boa vontade. Vc poderia enviar o curso para o meu e-mail srdobone@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paulo.
      Já foi encaminhado para o seu email.

      Excluir
    2. Larissa, manda o curso pra mim para o meu e-mail também, por favor. ivanrfpinto@gmail.com

      Excluir
  2. TENHO TURMALINAS VERDES E AZUIS BRUTAS PARA VENDER DIRETAMENTE DE GARIMPOS, TODAS SÃO PEDRAS GRANDES E ROBUSTAS PARA LAPIDAÇÃO.
    OS PREÇOS SÃO DE GARIMPO E NÃO DE REVENDEDORES, PARA VOCÊ PODER COMPRAR BARATO E REVENDER AOS SEUS CLIENTES DENTRO E FORA DO BRASIL, COMO EMIRADOS ÁRABES, ESTADOS UNIDOS, JAPÃO, ÍNDIA, ROMA, EUROPA ENTRE OUTROS..
    SOMENTE FAZEMOS AS VENDAS EM LUGARES SEGUROS, DENTRO DE BANCO, NUNCA NA RUA, CARROS OU EM HOTÉIS..
    NÃO TRATAMOS COM INTERMEDIÁRIOS OU COM CORRETORES POR MOTIVOS DE FALSOS COMPRADORES E PERDAS DE TEMPO..
    CASO VOCÊ SEJA UM JOALHEIRO, COMPRADOR E PESSOA SERIA QUE DESEJA COMPRAR TURMALINAS DIRETAMENTE DA FONTE E VIM ATE A PARAÍBA, ESSE E O MEU CONTATO (83)99606-0948 ZAP

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Larissa. Teria como enviar para o meu e-mail o curso arruda0207@hotmail.com
    Não consegui visualizar pelo link. Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de receber o curso! Meu email é leonoramelia100@gmail.com Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, gostaria de receber o curso. Meu e-mail fernandopedrosa@hotmail.es
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Larissa, sou de Recife e tenho interesse em receber o material do curso, muito obrigada. Meu e-mail: betaniamiranda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de receber o curso, caso possível. Obrigado. Meu e-mail: sergiobizzotto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. bom dia

    Poderia enviar o curo para o meu email: falbertosf@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Boa noite. Tenho interesse no curso mas não consegui acessa-lo. Por favor pode me enviar parado email: drv.amd@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite, tenho interesse. Poderia enviar no meu email: robrumitri@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, gostaria de receber pelo meu email o curso. emersongatelli@gmail.com

    Grato

    ResponderExcluir
  12. Larissa...o arquivo não existe! Poderia enviar por email?
    mmpetropolis@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Pois é, o arquivo está inexistente no 4shared.
    Se puder enviar para o email: Leonardorotciv@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. O link do 4shared não está ativo. É possível envia-lo para o meu email ? juniordesign1@yahoo.com.br
    Como encontrar cursos de ourivesaria ???
    Desde já, agradecido, Júnior

    ResponderExcluir
  15. boa noite, tem como me enviar o urso por e-mail por favor: luiz.silva@unifeb.edu.br

    ResponderExcluir